quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Festival de Sanremo




     Considerado um dos mais importantes eventos musicais da Itália, e talvez da Europa, o festival de Sanremo (em italiano, Festival della Canzone Italiana), é realizado, sem interrupção, desde 1951, antes mesmo da chegada da televisão à Itália, em 1955. Apesar de a premiação propriamente dita ter começado em 1951, a história do festival se iniciou cinco anos antes, em 1946, idealizado pelo floricultor Amilcare Rambaldi (a cidade de Sanremo, situada na região da Ligúria, ao norte do país, vivia, à época, do cultivo das flores). No entanto, seu idealizador encontrou uma série de dificuldades, e o projeto não foi aceito de imediato. A retomada do planejamento do festival deu-se por iniciativa do diretor do Casinò di Sanremo, Pier Busseti, e um grande colaborador foi o maestro da RAI (Rádio Televisão Italiana), Giulio Razzi.

     Transmitido ao vivo pela TV estatal, é realizado durante cinco dias no mês de fevereiro, e a cidade atrai jornalistas, fãs e fofoqueiros de profissão para apreciar ou criticar a boa música, e tudo vira notícia: desde o refrão de uma música, até a dor de garganta de um cantor ou o vestido dos apresentadores do evento.

     Em 1958, o vencedor foi Domenico Modugno que conquistou o mundo com os versos de "Volare" ou "Nel blu dipinto di blu".

     Anteriormente, realizado no palco do Teatro Ariston, a partir de 1977 passou a ser no Casinò di Sanremo, o cassino da cidade. Grandes personalidades — inclusive brasileiras — como Roberto Carlos, junto com Sergio Endrigo, venceu o festival em 1968, com uma melancólica versão de "Canzone per te". Outros nomes de fama internacional como Louis Armstrong e Ray Charles também participaram do festival.

Grandes intérpretes da música italiana como Lucio Dalla, Milla Pizzi, Adriano Celetano, Georgia, Laura Pausini e Eros Ramazzotti, dentre outros, foram vencedores do festival, e Zucchero e Vasco Rossi, mesmo não ganhando na competição, conquistaram o público, passando a lotar os estádios italianos a cada show.



(baseado em texto do site Centro Cultural Brasil Itália: www.ccbi.com.br)

Sem comentários:

Enviar um comentário